Pular para o conteúdo principal

Rítmica I

Rítmica I

A disciplina de Rítmica I é parte do currículo do curso de bacharelado em música popular da UFPEL. Os estudos de rítmica são parte do percurso formativo obrigatório. Conheça um pouco melhor a disciplina:

Objetivos Gerais

Estudar de forma teórica e prática os fenômenos rítmicos nos instrumentos de percussão. Neste sentido busca-se consolidar um trabalho de estudo rítmico, criar situações de criação e acompanhamento rítmico em diferentes tipos de repertórios e instrumentações de conjunto.

Específicos

- Subdivisões de um tempo em 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, e 12 partes: realização com diferentes manulações e subdivisões.

- Compassos: alternados simples e compostos, alternados com unidades de tempo desiguais, mistos, variáveis, de numerador fracionário.

- Quiálteras: de mais de um tempo, de compasso inteiro, atravessando a barra de compasso e quiálteras dentro de quiálteras. Relatividade entre divisões naturais e quiálteras.

- Polirritmos (notação e execução): simultaneidade de divisões “naturais” e quiálteras 

- Modulação métrica.

- Exercícios diversos de José Eduardo Gramani: estruturas de pulsações, séries aditivas sobre diferentes ostinatos, accelerando e ritardando, etc.

- Hemíolas

- Leitura e execução de diferentes claves rítmicas em grupo de percussão

- Leituras e experimentações práticas diversas sobre os tópicos estudados

A construção dos processos de ensino e aprendizagens nesta disciplina irá  ocorrer a partir de trabalhos coletivos e individuais que serão iniciados e concluídos nas aulas. 

Construir situações práticas de música de câmara com percussão. Analisar e experiênciar o desenvolvimento dos ritmos da música popular Brasileira e Latino Americana. Desenvolver aspectos técnicos básicos  para a pratica musical com percussão;

Entre os recursos utilizados estão: equipamentos de áudio, softwares de gravação e edição musical e acesso ao ambiente virtual da universidade (moodle) da UFPel.

UNIDADE 1: RÍTMO E MOVIMENTO

- A escrita rítmica.

- figuras de tempo e compasso.

- Prática musical em conjunto.

UNIDADE 2: LEITURA  EM CONJUNTO

- Desenvolvimento da leitura nos instrumentos de percussão;

- Síncopa;

- Ensaio do repertório selecionado

UNIDADE 3: PRÁTICAS RÍTMICAS

- Questões interpretativas;

- Prática coletiva

- Produção de material de estudos

Comentários