Pular para o conteúdo principal

Marcelo Borba

Marcelo Borba é músico, pesquisador e professor universitário de música. Formou-se bacharel em percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Como baterista acompanhou artistas e bandas de baile no cenário nativista e tradicionalista do Rio Grande do Sul (1996-2000). Participou do Grupo de Percussão da UFSM (2002-2006) e também como percussionista da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (2002-2006). Foi Instrutor de Bandas Escolares no Município de Lajeado-RS (2006-2009) e professor de música no Colégio Cenecista João Batista de Mello (CENEC-Lajeado). Participou do corpo de jurados do Desfile das Escola de Samba da cidade de Ouro Preto-MG (2014).

Atou como professor substituto no curso de bacharelado em percussão da UFSM (2009-2011) e lecionou disciplinas como: Grupo de Percussão, Instrumento-Percussão, Recital de Percussão, entre outras.

Fez parte do corpo docente efetivo no Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (DEMUS-UFOP) entre 2011 e 2014 onde foi responsável pelas disciplinas de Percussão, Grupo de Percussão, Práticas Pedagógicas em Música, entre outros projetos de pesquisa e extensão universitária.

Durante a graduação em percussão foi contemplado com bolsa de intercambio acadêmico estudantil pela Universidad De La República - Montevidéo/Uruguai (2005).

Acadêmico da Linha de Pesquisa 4 (Educação e Artes) do Programa de Pós-Graduação em Educação, diplomou-se mestre em arte educação pela UFSM (2011);

Acadêmico da Linha de Pesquisa de História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, diplomou-se doutor em Educação pela UFPEL-RS (2020). 

Desde 2014 é docente no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-RS). Ministra disciplinas como Rítmica, Instrumento complementar (percussão), Prática de Conjunto, Grupo de Percussão, Criação de Acompanhamento, entre outras.




Comentários