Pular para o conteúdo principal

Grupo de Estudos e Pesquisa

Semestralmente são estabelecidos Grupos de Estudos  orientados pelo professor Marcelo Borba. A regularidade dos encontros e escolha dos temas acontece de acordo com a necessidade dos orientados e das discussões propostas nas pesquisas em andamento. No grupo de estudos tratamos de obras, autores e práticas musicais em articulação com a produção bibliográfica das áreas da música, arte educação e filosofia. Os encontros são semanais e tem o estilo de leitura dirigida. Desde março de 2020 estamos no formato virtual.

Os grupos de estudo são abertos a pessoas interessadas nos temas propostos. Não é necessário vínculo acadêmico ou institucional para participar.

A edição mais recente do grupo tratou de questões artísticas e estéticas na música de vanguarda Paulista (especialmente Tom Zé, Arrigo Barnabé, Jorge Mautner, Itamar Assumpção) com ênfase nos processos de criação musical.

O Grupo de Pesquisa é um espaço de orientação acadêmica com objetivo de desenvolver investigações que possam trazer novidade para a área das artes. O trabalho de pesquisa é pensado como lugar de produção de conhecimento, capaz de dizer de processos e procedimentos artísticos, especialmente sobre práticas musicas. Junto ao grupo de pesquisa é possível propor maneiras de abordar os temas escolhidos assim como produzir material de referência para o campo de estudo. Em 2021 foi lançado o projeto de pesquisa chamado Laboratório de Ritmicidades (LR). O LR é um espaço de experimentação, leitura e escrita a partir de práticas musicais. Liderado por Marcelo Borba o projeto de pesquisa foi criado em diálogo com musicistas, educadores e percussionistas no contexto da universidade e também fora dela. Embora sediado junto ao departamento de música da UFPel o Laboratório de Ritmicidades tem vocação interinstitucional de atuação.

As ações de Ensino e Extensão são publicadas nos canais e plataformas da UFPel.

Comentários